Início Digital marketing O que é Sitemap e por que meu site precisa disso?

O que é Sitemap e por que meu site precisa disso?

O sitemap é uma ferramenta muito importante que ajuda no posicionamento orgânico dos sites. Por meio dele, você consegue acelerar a indexação das suas páginas no Google de um jeito muito mais prático e eficiente. Mas você sabe o que é sitemap? Ou como este recurso pode contribuir para elevar seu tráfego na web?

Acompanhe esse artigo e entenda melhor sobre o que é Sitemap, como ele funciona. E qual a importância do sitemap para o seu site. Confira!

O que é Sitemap?

O sitemap é um arquivo que permite aos bots do Google encontrar seu site em meio a tantos outros existentes. Na verdade, esse arquivo funciona como um mapeamento feito por meio de links dos posts e páginas do seu site.

Geralmente, os sites são feitos no formato XML, uma linguagem de marcação. É ela quem define a comunicação entre o site e a plataforma de busca. Assim como também é por meio do formato XML que o Google consegue compreender o que você mostra em seu site.

Nesse contexto, o sitemap funciona para revelar quais as páginas devem ser indexadas pelo Google. Mesmo sabendo que o Google já faz essa busca, pode acontecer de algum link passar sem que seja indexado.

Através do sitemap você garante que todos os links sejam indexados da forma correta. Além disso, também faz com que o Google perceba melhor a estrutura do site e todas as informações contidas nele.

Ou seja, a principal função do sitemap é otimizar e agilizar a indexação das páginas. E, desse modo, contribuir com um melhor posicionamento do seu site nos buscadores.

Como este recurso pode aumentar o tráfego?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar da importância das estratégias de link Building. Afinal, elas ajudam a elevar a visibilidade e relevância de um site nos motores de busca. Mas, o que isso tem a ver com o sitemap?

Simplesmente tudo, já que ambos os recursos compartilham do mesmo propósito. Ou seja, o foco central dos sitemaps é fazer sua página ser encontrada com mais facilidade pelos motores de busca. Para isso, ele informa aos bots do Google não só onde cada página do seu site se encontra, como também revela:

  • Suas ultimas atualizações e alterações feitas nas páginas
  • As versões de idioma que a página possui
  • O grau de relevância de cada página dentro do site
  • A frequência com que as modificações são feitas e muito mais.

Uma vez que isso ocorra, seu site consegue ganhar mais visibilidade nos motores de vusca. E, como consequência, seu tráfego tende a aumentar.

Quando devo criar um sitemap?

Após estar com a construção do site pronta, você já pode criar o sitemap. No WordPress é possível gerar de forma automática, através do botão “liberação para os buscadores”. Há ainda plugins, como o Yoast, que adicionam posts e links.

Entretanto há algumas situações que é necessário criar um sitemap, são elas:

  • Site com páginas isoladas, é quando não há conexão entre a página e outras páginas dentro do site. Com o sitemap há garantia que vai haver vinculação;
  • Sites com muitas páginas, quando o site é muito grande os robôs do google não conseguem rastrear todas as páginas dele;
  • Sites muito novos, quando um site é criado, há poucos links de fora e o google acaba demorando mais tempo para fazer a indexação correta. Então, o sitemap acelera essa indexação.

Como criar um sitemap?

Primeiramente é necessário definir as URL que deseja que sejam indexadas. No wordpress você consegue encontrar ferramentas que fazem esse mapeamento. Por meio do plugin Yoast SEO é possível fazer o processo intuitivamente e de forma simples.

Além desse plugins é possível usar as seguintes ferramentas:

  • Online é possível através do Free Sitemap Generator;
  • Programa Screaming Frog;
  • E o plugin Google XML Sitemaps.

Portanto agora você sabe o que é sitemap e como ele impacta no posicionamento orgânico do seu site. Então comece a criar o quanto antes, usando as ferramentas que sugerimos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Estrutura de texto – Como criar a sua usando o Método GPS

Quem gosta de escrever sabe que nem sempre é fácil expressar todas as ideias em um só conteúdo. As ideias acabam fluindo...

Como monetizar seu blog adotando estas 6 formas

Ganhar dinheiro na internet pode ser mais fácil do que você pensa. Especialmente se você é uma pessoa que gosta de compartilhar...

Benefícios da AdTech para publishers e anunciantes?

Atualmente a quantidade de sites e blogs online que geram conteúdos de qualidade diariamente é enorme. E todos eles representam de algum...

13 ideias para títulos criativos que roubam a atenção na internet

O título ou headline  é uma parte fundamental de uma copy, ainda mais quando se refere ao universo digital. Ele é capaz...

Erros de copywriting – 5 erros que deve evitar para vender mais

Escrever na internet não é uma tarefa difícil e qualquer pessoa pode realizar. Porém, criar um texto que gere engajamento e vendas...