Início Digital marketing O que é CTR e como aumentar a sua taxa de cliques

O que é CTR e como aumentar a sua taxa de cliques

Embora muitas pessoas não saibam o que é CTR, esta é uma das métricas mais importantes no marketing digital.

Traduzindo para o português a sigla CTR (Click Through Rate) significa Taxa de Cliques. E sabemos que para quem tem um site isso é fundamental.

Afinal, além do número de acessos de uma página, é necessário que haja cliques nos anúncios. Sobretudo porque é isso que converte um visitante em cliente. Então, se você tem começado com um blog ou site de venda, precisa compreender muito bem o que é CTR.

Fique conosco até o final e entenda mais detalhes sobre o que é CTR e as formas de ajustar essa métrica, para que ela renda mais.

O que é CTR?

Em síntese, CTR é uma taxa que verifica o número de cliques que um anúncio tem. O Google deixa claro que essa métrica verifica a frequência que os usuários clicam no anúncio. Assim, quanto maior essa taxa, mais os anúncios estão cativando e engajando seu público.

Essa taxa influência inclusive na taxa cobrada por cliques. Isso porque quanto mais alto o CTR, menor esse custo. Aposto que agora além de entender o que é CTR, você deve querer saber o valor ideal que ele deve ter, certo?

Pois bem, esse valor tende a ser bem variável, já que depende muito de cada nicho de mercado. Há especialistas que associam um valor de 3%, como bom. Mas, é importante considerar outros pontos, como por exemplo, a taxa de cliques de seus concorrentes.

É importante verificar o CTR das campanhas?

Com certeza! O CTR pode influenciar o índice de qualidade dentro do Google Ads. E esse índice acaba determinando o ranqueamento do anúncio. Além disso, o CTR modifica o valor dos cliques.

Outro ponto importante é que ele mede a relevância das palavras-chaves, dentro das estratégias de SEO. Sem falar que acaba mostrando a eficiência do anúncio. Alguns dados da WordStream mostram que quando a taxa de cliques é dobrada, é possível obter 50% em taxa de conversão.

Por isso, que muitos profissionais usam essa métrica como parâmetro para verificar seus anúncios. Assim, é possível usar o CTR para modificar as palavras-chaves e ter melhores resultados.

É possível calcular a taxa de cliques?

Talvez você esteja pensando que é muito difícil de descobrir o CTR, mas na verdade não é. Só é necessário dividir o número dos cliques pela porcentagem de visualização do site.

Vamos pensar da seguinte forma, se o anúncio tem 10 cliques e 200 visualizações, o CTR corresponde a 5%.

Assim, quanto mais alto a taxa de cliques, menor o número de visualizações, para ser convertido em clique. Desse modo, o Google entende que o anúncio é útil e relevante para o público.

Formas de aumentar o CTR

Quando o CTR está abaixo, mostra que seu anúncio não é eficiente.  Seja por títulos que não são interessantes ou por erros aplicados na hora de escolher as palavras-chaves. Para aumentar o CTR você deve tomar alguns cuidados, que são:

  • Conheça a necessidade do público e tenha o anúncio alinhado a isso;
  • Proporcione gatilhos que chamem atenção, além de focar na call-to-action. Inclusive use descontos e promoções a seu favor;
  • Promova uma URL mais amigável, se ela for mais curta é mais fácil para a pessoa que usa. É interessante utilizar a palavra-chave na URL também;
  • Faça campanhas com palavras-chaves específicas;
  • Foque em extensões de anúncios que estejam relacionadas, pois aumenta a credibilidade da loja.

Turbine as campanhas aumentando sua taxa de cliques

Caso seu desejo seja aumentar suas vendas e turbinar suas campanhas, a primeira coisa é verificar sua taxa de cliques. Assim, você consegue perceber se está atingindo seu público com suas palavras-chaves. 

Ao perceber que sua CTR está baixa, use nossas dicas, melhore sua taxa e, com isso, aproveite melhor seus anúncios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Backlinks – Entenda sua importância para as estratégias de SEO

Você sabe o que é ou então já ouviu falar em Backlinks? Muitos não sabem, mas este é um...

Banners de anúncios para site- Descubra como você pode monetizar com eles!

Banners de anúncios para site todo mundo conhece ou então já ouviu falar. Há ainda que o conheça pelo nome de display...

Estrutura de texto – Como criar a sua usando o Método GPS

Quem gosta de escrever sabe que nem sempre é fácil expressar todas as ideias em um só conteúdo. As ideias acabam fluindo...

Como monetizar seu blog adotando estas 6 formas

Ganhar dinheiro na internet pode ser mais fácil do que você pensa. Especialmente se você é uma pessoa que gosta de compartilhar...

Benefícios da AdTech para publishers e anunciantes?

Atualmente a quantidade de sites e blogs online que geram conteúdos de qualidade diariamente é enorme. E todos eles representam de algum...