Embora muitas pessoas não saibam o que é CTR, esta é uma das métricas mais importantes no marketing digital.
Traduzindo para o português a sigla CTR (Click Through Rate) significa Taxa de Cliques. E sabemos que para quem tem um site isso é fundamental.
Afinal, além do número de acessos de uma página, é necessário que haja cliques nos anúncios. Sobretudo porque é isso que converte um visitante em cliente. Então, se você tem começado com um blog ou site de venda, precisa compreender muito bem o que é CTR.
Fique conosco até o final e entenda mais detalhes sobre o que é CTR e as formas de ajustar essa métrica, para que ela renda mais.
O que é CTR?
Em síntese, CTR é uma taxa que verifica o número de cliques que um anúncio tem. O Google deixa claro que essa métrica verifica a frequência que os usuários clicam no anúncio. Assim, quanto maior essa taxa, mais os anúncios estão cativando e engajando seu público.
Essa taxa influência inclusive na taxa cobrada por cliques. Isso porque quanto mais alto o CTR, menor esse custo. Aposto que agora além de entender o que é CTR, você deve querer saber o valor ideal que ele deve ter, certo?
Pois bem, esse valor tende a ser bem variável, já que depende muito de cada nicho de mercado. Há especialistas que associam um valor de 3%, como bom. Mas, é importante considerar outros pontos, como por exemplo, a taxa de cliques de seus concorrentes.
É importante verificar o CTR das campanhas?
Com certeza! O CTR pode influenciar o índice de qualidade dentro do Google Ads. E esse índice acaba determinando o ranqueamento do anúncio. Além disso, o CTR modifica o valor dos cliques.
Outro ponto importante é que ele mede a relevância das palavras-chaves, dentro das estratégias de SEO. Sem falar que acaba mostrando a eficiência do anúncio. Alguns dados da WordStream mostram que quando a taxa de cliques é dobrada, é possível obter 50% em taxa de conversão.
Por isso, que muitos profissionais usam essa métrica como parâmetro para verificar seus anúncios. Assim, é possível usar o CTR para modificar as palavras-chaves e ter melhores resultados.
É possível calcular a taxa de cliques?
Talvez você esteja pensando que é muito difícil de descobrir o CTR, mas na verdade não é. Só é necessário dividir o número dos cliques pela porcentagem de visualização do site.
Vamos pensar da seguinte forma, se o anúncio tem 10 cliques e 200 visualizações, o CTR corresponde a 5%.
Assim, quanto mais alto a taxa de cliques, menor o número de visualizações, para ser convertido em clique. Desse modo, o Google entende que o anúncio é útil e relevante para o público.
Formas de aumentar o CTR
Quando o CTR está abaixo, mostra que seu anúncio não é eficiente. Seja por títulos que não são interessantes ou por erros aplicados na hora de escolher as palavras-chaves. Para aumentar o CTR você deve tomar alguns cuidados, que são:
- Conheça a necessidade do público e tenha o anúncio alinhado a isso;
- Proporcione gatilhos que chamem atenção, além de focar na call-to-action. Inclusive use descontos e promoções a seu favor;
- Promova uma URL mais amigável, se ela for mais curta é mais fácil para a pessoa que usa. É interessante utilizar a palavra-chave na URL também;
- Faça campanhas com palavras-chaves específicas;
- Foque em extensões de anúncios que estejam relacionadas, pois aumenta a credibilidade da loja.
Turbine as campanhas aumentando sua taxa de cliques
Caso seu desejo seja aumentar suas vendas e turbinar suas campanhas, a primeira coisa é verificar sua taxa de cliques. Assim, você consegue perceber se está atingindo seu público com suas palavras-chaves.
Ao perceber que sua CTR está baixa, use nossas dicas, melhore sua taxa e, com isso, aproveite melhor seus anúncios.