Início Digital marketing Penalidade dois cliques Google - como funciona?

Penalidade dois cliques Google – como funciona?

A penalidade dois cliques Google pode afetar os ganhos de quem utiliza blocos de anúncios em sites. Então, é importante que veja como essa nova ferramenta funciona.

No entanto, a política de anúncios do Google não traz muitas informações sobre o Two Click. Apesar disso, a ferramenta existe. E utilizada desde o ano de 2016.

A partir de 2019 houve um aumento significativo de reclamações em vários lugares da internet. Por exemplo: fóruns de discussão, grupos em redes sociais, chats e etc.

Ou seja, muitos usuários começaram a relatar sobre os efeitos da penalidade em seus sites. E como ela passou a afetar muito mais seus ganhos.

No artigo de hoje vamos entender melhor como isso funciona. E conferir como você pode evitar ser penalizado.

O que é a penalidade dois cliques do Google?

Penalidade dois cliques Google, mulher com página inicial do Google aberta em iPad

A penalidade dois cliques Google é bem simples. Afinal, ela requer que a pessoa realize uma segunda ação antes de clicar em um anúncio.

Logo, sites e blogs que lucram com cliques podem sofrer perdas em seus ganhos. Mas, por que isso acontece?

O Google informa que o Two Click é um modo de combater spam. Portanto, o objetivo é evitar cliques acidentais em anúncios. No entanto, para quem trabalha com anúncios online esse é um problema. Principalmente na monetização de sites.

Como funciona na prática?

A penalidade aparece sempre que uma spam é detectado em um bloco de anúncios. Então, quando o usuário clica o Google exibe a mensagem “visitar site”. Ou seja, a pessoa precisa clicar nesse botão para ser redirecionada.

Isso funciona como uma confirmação. Portanto, deixa claro para o usuário que ele vai clicar em um anúncio antes que o faça. Só então se contabiliza o click.

Ou seja, a pessoa precisa clicar em “visitar site”. Caso contrário, o anúncio não é pago. O resultado também é uma queda na taxa de clique. Além de quedas em outras métricas, como cobertura e CPM.

Encare o Two Click como uma verificação e não uma penalidade

O Google não envia avisos de violação a editores que caem na penalidade dois cliques Google. Portanto, a ferramenta funciona como uma forma de verificação de anúncios.

Então, encare o Two Click como uma verificação. Pois, é exatamente isso que é. Até porque essa é uma ferramenta automática. Ela entra em ação sempre que eu site registra um número elevado de cliques acidentais em anúncios.

Outro ponto importante é que a penalidade é temporária. Logo, concentre seus esforços em identificar porque há muitos cliques acidentais no seu site. E resolva o problema para que tudo volte ao normal.

Elimine cliques acidentais para evitar a penalidade dois cliques Google

Pessoa usa o celular para navegar na internet

Verifique a taxa de cliques em seus anúncios e veja que houve queda repentinas. Pois, e seu indicativo de que seu site entrou no Two Click.

A principal causa dos cliques acidentais é o mau posicionamento dos anúncios. Portanto, revise a posição dos anúncios problemáticos. E se for o caso, faça uma revisão em todos os seus blocos de anúncios.

Lembre-se que se você mudar o layout do seu site isso pode afetar seus blocos de anúncios. Então, fique atento caso você efetua esse tipo de mudança.

Faça essa revisão na versão mobile do seu site também. Pois, a penalidade também contabiliza cliques acidentais em dispositivos móveis.

Concluindo

A penalidade dois cliques Google é um esforço para melhorar a experiência do usuário navegar. Para isso, a ferramenta visa diminuir cliques acidentais em anúncios.

Afinal, essa é uma solução encontrada pelo Google para combater a disseminação da prática de spam em sites e blogs. Então, o melhor a fazer é se adaptar. E ficar atento a implementação de anúncios no seu site.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário! E se você quiser saber mais sobre a política de anúncios do Google, aproveite para ler também Coalition For Better Ads: você sabe o que é?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Importância do site responsivo para sua estratégia de marketing

Atualmente o acesso à internet se dá por diferentes meios. Seja pelo computador, notebook, celular ou tablete, as pessoas buscam sempre se...

Google Search Console: Veja como usar e descubra as funcionalidades dessa ferramenta

Você já ouviu falar no Google Search Console? Se não, está perdendo uma ótima oportunidade de monitorar de perto o desempenho do...

Mudar Tema WordPress Prejudica o Ranking na SERP do Google?

Mudar o visual e dar uma nova aparência para o site é uma ação necessária. Até mesmo para tornar a página mais...

Otimizações de UX para Publishers – Saiba Mais!

Quem trabalha na web, certamente já ouviu falar em “experiência do usuário” ou UX como é mais conhecido.  O que não é...

Web Stories do Google – Como Aumentar a Receita e o Tráfego do seu Site

Os Stories vêm ganhando bastante popularidade nos últimos anos. Esse conteúdo, que tem forte apelo visual e rápido consumo, ganhou espaço quando...