Início Digital marketing Importância do tráfego orgânico para seu site

Importância do tráfego orgânico para seu site

Por muito tempo, a única forma de chamar a atenção dos clientes para as páginas de vendas, era através do tráfego pago. Mas, com a expansão da internet, hoje já é possível atrair diversos visitantes para um site sem gastar nada. Tudo graças ao chamado tráfego orgânico.

Veja a seguir mais detalhes sobre a importância do tráfego organiza e suas formas de aplicação. Siga a leitura!

Principais tipos de tráfego

Atualmente existem várias fontes geradoras de tráfego para um site na internet. Veja abaixo algumas das principais que separamos para você conhecer e entender como funcionam.

Tráfego pago

O tráfego pago talvez seja um dos tipos mais conhecidos. Consiste basicamente em atrair visitas a partir de anúncios ou então links patrocinados. O que inclui principalmente os anúncios no Google Ads.

Neste mecanismo o alcance depende indiretamente do valor investido para o anúncio.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico representa uma estratégia para aquisição de visitantes essencial para qualquer Publisher. Sobretudo para aqueles que tem como objetivo monetizar sua página online.

Ele é um tipo de tráfego que promove as visitas a partir de resultados orgânicos nos mecanismos de buscas. O site mais utilizado é o Google, pois a grande maioria das pessoas o usam, representando 90% das buscas segundo Statista.

Não envolve nenhum investimento financeiro, por isso a importância do tráfego orgânico. O sucesso deste tipo de tráfego se dá pelo investimento de conteúdos interessantes e que condizem com os assuntos atuais.

Tráfego direto

O tráfego direto é  resultado dos acessos diretos a uma URL, sem a necessidade de passar por um outro site de buscas. Também é um tipo de tráfego orgânico, já que não necessita de investimento financeiro.

Tráfego Social

É o resultado das visitas em site, a partir de publicações em redes socias. As principais redes sociais atualmente, são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter.

Tráfego de referência

É um tipo de tráfego que resulta da inserção de links de páginas em outro site. É quando um site qualquer faz referência a outro site, este processo pode ser chamado também de backlinks.

Por que investir em tráfego orgânico é importante?

O tráfego orgânico faz parte de muitas estratégias de marketing digital e não é por acaso. Afinal, ele oferece algumas vantagens interessantes como:

1 Custo-benefício

Diferentemente do tráfego pago, você não precisa pagar absolutamente nada no tráfego orgânico. Ou seja, você usa apenas seu conteúdo relevante e único para atrair seus visitantes.

Isso acontece porque quando o Google entende que seu conteúdo é útil em determinada pesquisa ele insere seu site na SERP.

2 Maior relevância e credibilidade

O tráfego orgânico também promove um aumento da autoridade, assim como da relevância da sua marca na internet.

Por meio de conteúdos relevantes e bem estruturados, você consegue transmitir todo o seu conhecimento para seu público. Com isso, as chances de ampliar suas conversões são maiores. Além disso, o usuário costuma confiar mais em um site que não oferece anúncios que não foram solicitados por ele.

3 tráfego orgânico oferece maior escalabilidade

Os anúncios pagos não são escaláveis, então quando você para de pagar por eles, seu tráfego diminui muito.

No tráfego orgânico isso não acontece, o que faz com que os resultados sejam escaláveis com muito mais facilidade.

4 Construção de relacionamento

O tráfego pago tem seus benefícios. Mas vale destacar que a venda acaba necessitando de um relacionamento maior com o cliente.

No entanto, este relacionamento é bem construtivo. Afinal, o site vira uma referência, onde o cliente recorre para solucionar dúvidas sobre determinado assunto.

5 Duração

Não há prazo de validade no tráfego do tipo orgânico. Enquanto os posts oferecerem assuntos pertinentes às buscas, o Google vai seguir mostrando.

Como elevar o tráfego orgânico do seu site?

A importância do tráfego orgânico é bem significativa, não é mesmo?! Então veja formas de aumentar suas visitas ao site. Invista em:

  • Conhecer a persona, lembre-se que a persona é o cliente e seu perfil. Assim fica mais fácil de definir o tipo de conteúdo a se desenvolvido;
  • Marketing de Conteúdo, quanto mais relevante for um assunto para o público-alvo, mais visitas vai render;
  • Saber as palavras-chave, elas devem condizer com as demandas do público-alvo. Aqui você pode investir em ferramentas para descobrir as melhores como o Semrush e o Google Trends, por exemplo;
  • SEO, são técnicas de otimização de busca. O mais importante neste tópico é focar na experiência com o usuário.

Portanto, agora você já sabe a importância do tráfego orgânico e como elevar o tráfego orgânico do seu site. Então, coloque as dicas em prática e aumente suas vendas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Backlinks – Entenda sua importância para as estratégias de SEO

Você sabe o que é ou então já ouviu falar em Backlinks? Muitos não sabem, mas este é um...

Banners de anúncios para site- Descubra como você pode monetizar com eles!

Banners de anúncios para site todo mundo conhece ou então já ouviu falar. Há ainda que o conheça pelo nome de display...

Estrutura de texto – Como criar a sua usando o Método GPS

Quem gosta de escrever sabe que nem sempre é fácil expressar todas as ideias em um só conteúdo. As ideias acabam fluindo...

Como monetizar seu blog adotando estas 6 formas

Ganhar dinheiro na internet pode ser mais fácil do que você pensa. Especialmente se você é uma pessoa que gosta de compartilhar...

Benefícios da AdTech para publishers e anunciantes?

Atualmente a quantidade de sites e blogs online que geram conteúdos de qualidade diariamente é enorme. E todos eles representam de algum...