Início Digital marketing Link Spam Update do Google: Conheça as boas práticas no link building

Link Spam Update do Google: Conheça as boas práticas no link building

Na metade do ano de 2021, o Link Spam Update do Google começou a fazer uma atualização em relação aos algoritmos. Principalmente para reduzir os links de spam e de baixa qualidade.

Essa prática de Link Spam Update é muito usada por publishers, pois aumenta o ranqueamento de páginas na SERP. Não é o processo mais relevante, mas é importante manter uma página bem ranqueada no Google.

Essa atualização melhora as formas do Google usar os links como tags, guest posts e links de afiliados.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe essa leitura e fique por dentro de tudo sobre o Link Spam Update do Google. Além disso, conheça também algumas boas práticas ao usar link building na internet. Confira!

Por que se preocupar com o Link Spam Update do Google?

Você sabia que práticas inadequadas de Link Spam Update do Google podem dificultar um bom ranqueamento?

Exatamente, o uso de tags inadequadas prejudicam bastante o alcance de maior tráfego orgânico.

Além disso, quando o publisher adota más práticas de link building, isso também gera várias consequências. 

Ainda que essas consequências não fiquem completamente explícitas, é fundamental observar se os links estão respeitando as regras do Google. E, assim, evitar perder share de tráfego orgânico.

Vale esclarecer aqui que o share de tráfego orgânico se refere a uma parte dos visitantes que chegam ao site, por meio das pesquisas no buscador Google.  Até porque o tráfego orgânico é responsável por trazer novos visitantes ao site de forma gratuita.

Ao utilizar os Link Spam Update do Google inadequadamente o Google não vai mostrar sua página como destaque, ao usuário fazer pesquisas.

Link Spam Update do Google – Como taguear corretamente?

As tags são os links que fazem o Google entender que tipo de conteúdo é relevante para o usuário. Quando é utilizado links monetizados é fundamental que se use tags corretamente indicando o tipo de categoria.

Observe esses dicas ao utilizar tags:

  • Não faça uso de tags muito extensas, a quantidade de caractere não deve exceder a quantidade de 25;
  • A quantidade recomendada de tags por artigo é de no máximo 15;
  • Lembre-se que a tag deve estar de acordo com o assunto descrito no texto.

Vale destacar que o tagueamento deve ser feito neste modelo: <a> adicionando o código da página.

O que são links de afiliados?

Os links de afiliados nada mais são do que as formas que um anunciante tem para identificar a origem de uma compra. E, com isso, pagar a comissão ao afiliado que fez a divulgação do produto. Com o Link Spam Update do Google, os afiliados devem qualificar os links com a tag rel=”sponsored”.

Mas, não esqueça que quando o Google identifica links de afiliados com tagueamento incorreto, há anulação da veiculação.

Guest posts e Posts patrocinados

Os guest posts e posts patrocinados, são formas de monetizar o site. Há um tempo atrás o Google percebeu que haviam links de baixa qualidade sendo veiculados nesta modalidade.

Não atendendo o que o usuário busca, sendo assim o usuário era direcionado a um site, que ele nem tinha interesse. Por isso, o Google criou a manipulação de algoritmo do Google, para qualificar o tagueamento.

Boas práticas ao usar links

Veja abaixo algumas práticas que melhoram o uso de links no seu site e evite problemas com o ranqueamento do Google.

  • Foque em produzir conteúdo com qualidades, quanto mais as pessoas gostarem do seu conteúdo maior vai ser a popularidade do seu site;
  • Não faça automatização de redirecionamento por links, o Google não vê bem essa prática, devido passar a ideia de link building que não é natural. Sendo assim, o usuário não está sendo direcionado por relevância de conteúdo;
  • Não faça trocas de links por dinheiro, aceitar inserir qualquer tipo de link em seu site, que não tenha relação com seu conteúdo diminui a credibilidade e é rejeitado pelo Google;
  • Não utilize trocas muito frequente com seus publishers parceiros, ainda que não envolva rendimento financeiro o Google não enxerga bem a prática.

Agora que você compreendeu o que é Link Spam Update do Google e como melhorar a inserção de links em seu site. Otimize-o e busque faturar cada vez mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Importância do site responsivo para sua estratégia de marketing

Atualmente o acesso à internet se dá por diferentes meios. Seja pelo computador, notebook, celular ou tablete, as pessoas buscam sempre se...

Google Search Console: Veja como usar e descubra as funcionalidades dessa ferramenta

Você já ouviu falar no Google Search Console? Se não, está perdendo uma ótima oportunidade de monitorar de perto o desempenho do...

Mudar Tema WordPress Prejudica o Ranking na SERP do Google?

Mudar o visual e dar uma nova aparência para o site é uma ação necessária. Até mesmo para tornar a página mais...

Otimizações de UX para Publishers – Saiba Mais!

Quem trabalha na web, certamente já ouviu falar em “experiência do usuário” ou UX como é mais conhecido.  O que não é...

Web Stories do Google – Como Aumentar a Receita e o Tráfego do seu Site

Os Stories vêm ganhando bastante popularidade nos últimos anos. Esse conteúdo, que tem forte apelo visual e rápido consumo, ganhou espaço quando...