Início Digital marketing Mudar Tema WordPress Prejudica o Ranking na SERP do Google?

Mudar Tema WordPress Prejudica o Ranking na SERP do Google?

Mudar o visual e dar uma nova aparência para o site é uma ação necessária. Até mesmo para tornar a página mais chamativa e visualmente interessante, otimizando a experiência dos usuários. Mas até que ponto mudar tema wordpress do site compromete a página no ranking de pesquisa do Google?

Será que alterar o tema do site no WordPress prejudica ou ajuda no ranqueamento da página na web? Para esclarecer essas e outras dúvidas preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Confira!

Qual a diferença entre Head e Body?

Para descobrir se mudar tema wordpress afeta o ranqueamento do site, antes você precisa compreender alguns termos importantes. As tags de SEO Head(cabeça) e Body (corpo), são algumas delas.

Estas tags estão localizadas no código html, que geralmente é a linguagem utilizada para fazer o site. E não precisa ter grandes conhecimentos de programação para entender como elas funcionam.

Basicamente, o conteúdo localizado na head do código é o que vai aparecer nas buscas do Google. Enquanto isso, o que aparece no body, é o conteúdo que seu leitor terá acesso.

Desse modo, quando uma pessoa lança uma palavra-chave, aparece alguns resultados no Google. Esses resultados se referem a o que está na head. Agora, quando alguém clica no resultado da busca, essa pessoa será direcionada para a página do conteúdo, que é a body.

Como o tema do wordpress interfere no SEO do site?

Os temas do WordPress são arquivos agrupados que criam uma aparência para o site. Eles são compostos de folhas de estilo, códigos e imagens. Sendo assim, os temas interferem diretamente na forma em que vemos o site e como ele é carregado.

O tema acaba impactando na:

  • Link-building;
  • Navegação no site;
  • Opções de conteúdo;
  • Uso de dados estruturados;
  • Velocidade de carregamento da página.

Sendo assim, mudar tema WordPressinterfere diretamente na estrutura do site.

Mudar tema WordPress interfere no ranqueamento?

Quanto melhor for um tema no WordPress, mais fácil será para os motores de busca reproduzi-los. Quando você escolhe o tema certo, sem dúvida terá um ranqueamento melhor e por consequência, mais acessos ao seu site.

Ao mudar tema WordPress os robôs do Google reiniciam o processo de busca do seu site, para compreender sua nova interface. E é justamente nesse ponto que seu site pode perder posições no ranking de pesquisa.

Mas, não se desespere, isso é uma questão de tempo. Assim que o Google entende toda estrutura, ele volta a ranquear o site.

Há formas de diminuir os impactos ao mudar o tema do WordPress?

Sabendo que os temas dentro de um site possuem um papel importante, é necessário que você realize uma análise criteriosa. Até mesmo para definir qual o melhor tema para seu conteúdo e estilo de site.

Vale destacar que o ranqueamento é um processo automático que faz buscas dentro de milhões de sites da internet. Então, quanto mais fácil do Google encontrar seu site for, melhores posições de ranqueamento você vai ter.

Para te auxiliar separamos algumas dicas para você selecionar os temas:

  • Use temas profissionais. Os temas mais econômicos acabam não sendo atualizados com a frequência devida. Os temas profissionais possuem mais qualidade, então é neles que você deve apostar;
  • Sempre atualize o WordPress. Não esqueça que o WordPress é uma plataforma aberta que está em constante modernização. Os plugins é que mantém ele funcionando e atualizado, então busque sempre utilizar plugins atuais;
  • Evite imagens pesadas demais. Alguns temas possuem imagens pesadas, então o ideal é você baixar e ajustar as imagens, para otimizar o carregamento do site;
  • Atualize as informações sem mudar a URL, caso seu post necessite de informações novas, você pode adicionar ou alterar, desde que não mude o código, para não afetar nas buscas;
  • Mantenha o URL indexado no Google Search Console.

Além dessas dicas, recomendamos que você use um desenvolvedor profissional, sobretudo para evitar problemas sempre que precisar fazer atualizações ou mudanças no tema.

Portanto, agora que já compreende como mudar tema WordPress pode afetar o ranqueamento, siga as dicas. E procure sempre atualizar seu site, mas minimizando os impactos que suas mudanças podem gerar na SERP do Google!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Importância do site responsivo para sua estratégia de marketing

Atualmente o acesso à internet se dá por diferentes meios. Seja pelo computador, notebook, celular ou tablete, as pessoas buscam sempre se...

Google Search Console: Veja como usar e descubra as funcionalidades dessa ferramenta

Você já ouviu falar no Google Search Console? Se não, está perdendo uma ótima oportunidade de monitorar de perto o desempenho do...

Mudar Tema WordPress Prejudica o Ranking na SERP do Google?

Mudar o visual e dar uma nova aparência para o site é uma ação necessária. Até mesmo para tornar a página mais...

Otimizações de UX para Publishers – Saiba Mais!

Quem trabalha na web, certamente já ouviu falar em “experiência do usuário” ou UX como é mais conhecido.  O que não é...

Web Stories do Google – Como Aumentar a Receita e o Tráfego do seu Site

Os Stories vêm ganhando bastante popularidade nos últimos anos. Esse conteúdo, que tem forte apelo visual e rápido consumo, ganhou espaço quando...