Início Dicas Google Search Console: Veja como usar e descubra as funcionalidades dessa ferramenta

Google Search Console: Veja como usar e descubra as funcionalidades dessa ferramenta

Você já ouviu falar no Google Search Console? Se não, está perdendo uma ótima oportunidade de monitorar de perto o desempenho do seu site nos buscadores.

Isso mesmo, quem atua como Publisher sabe muito bem que nesse ramo a audiência é o foco principal. E ter uma ferramenta que lhe permita acompanhar diretamente a performance do seu site no Google, um dos buscadores mais acessados do mundo, sem dúvida faz toda a diferença. É exatamente aí que entra o Google Search Console.

Esta é uma plataforma com vários recursos que não só lhe permite monitorar seu site, mas também identificar possíveis erros e o que fazer para corrigi-los.

Continue lendo esse artigo e saiba o que é e como funciona o Google Search Console. Fique conosco!

Google Search Console: o que é?

O Google Search Console trata-se de uma plataforma direcionada para publishers, que mostra a visibilidade das páginas do site. É um método para que você verifique como as medidas tomadas têm afetado o desempenho do site. E se elas estão de fato funcionando.

Como essa ferramenta melhora o desempenho do site?

O Google Search Console é uma plataforma composta por várias ferramentas, assim como funções. Por meio dela é possível ter acesso a relatórios que contribuem com a identificação dos problemas que um site enfrenta. Problemas estes que prejudicam diretamente a visibilidade no Google.

Esses relatórios, contribuem com:

  • Aperfeiçoamento da velocidade para carregar o site;
  • Compreensão de onde vem o tráfego;
  • Correção, bem como identificação dos problemas no HTML;
  • Melhorar a backlinks;
  • Tomar ótimas estratégias de SEO a fim de melhorar o ranqueamento.

Google Search Console – Como aproveitar melhor os seus recursos?

As funcionalidades desta pataforma são melhor aproveitadas conforme o tipo de negócio que você possui. Sobretudo porque as ferramentas preferidas variam conforme a gestão. Mas, existem algumas que são comuns a maioria dos negócios, são elas:

Visão geral do Google Search Console

Essa a página principal da plataforma. Nela você encontra uma visão ampla do desempenho do site no buscador, contendo métricas como a usabilidade dos dispositivos móveis. Da mesma forma, ela mostra os problemas mais urgentes para serem resolvidos.

Relatórios de desempenho

Os relatórios de desempenho expõem as informações de performance do site nas pesquisas do Google. Ou seja, por meio deles, você fica sabendo a frequência com que seu site é mostrado e qual a posição dele nos resultados e conversão em cliques. É um relatório que é alimentado ao longo dos dias, mostrando sua evolução ou então regressão.

Além disso, há também formas de personalização, onde você determina as dimensões e filtros fundamentais para seu tipo de negócio, como:

  • Dispositivos;
  • Países de origem;
  • Período da busca;
  • Tipos de consultas.

Aliás, é possível ainda com esta ferramenta definir as métricas analisadas, como:

  • Impressões;
  • Número de cliques,
  • Posição média no Google.

Ferramenta de verificação de URL

Esta ferramenta mostra dados referentes a indexação no Google, assim como os erros da AMP, problemas e dados estruturados. Nessa parte você consegue:

  • Examinar um URL, mesmo após publicado;
  • Solicitar a indexação;
  • Solucionar dificuldades que uma página encontra para indexar.

Relatório de usabilidade em dispositivos móveis

Aqui ficam descritos todos os problemas relacionados ao acesso do site por meio de dispositivos móveis. Assim, o Publisher consegue identificar as falhas e suas possíveis soluções. Vale lembrar que esse é um dos aspectos que deve ser resolvido com mais urgência.

A taxa de abandono aumenta muito quando o site não se adapta adequadamente aos dispositivos móveis.

Relatório de Sitemaps

Esta ferramenta basicamente expõe informações sobre o sitemaps e suas propriedades, como detecção erros encontrados e histórico de solicitações.

Relatório de segurança

Aqui ficam descritos os problemas com a segurança do site, como instalação de malware e ataques de phishing.

Com o uso desses mecanismos fica mais fácil identificar os problemas e encontrar formas de resolver eles com qualidade. Por isso, o Google Search Console possui um papel tão importante na gestão do seu site.

Portanto, agora que já conhece as principais funcionalidades do Google Search Console e saber qual seu objetivo, use essa poderosa ferramenta para melhorar o desempenho do seu site nos motores de busca!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Importância do site responsivo para sua estratégia de marketing

Atualmente o acesso à internet se dá por diferentes meios. Seja pelo computador, notebook, celular ou tablete, as pessoas buscam sempre se...

Google Search Console: Veja como usar e descubra as funcionalidades dessa ferramenta

Você já ouviu falar no Google Search Console? Se não, está perdendo uma ótima oportunidade de monitorar de perto o desempenho do...

Mudar Tema WordPress Prejudica o Ranking na SERP do Google?

Mudar o visual e dar uma nova aparência para o site é uma ação necessária. Até mesmo para tornar a página mais...

Otimizações de UX para Publishers – Saiba Mais!

Quem trabalha na web, certamente já ouviu falar em “experiência do usuário” ou UX como é mais conhecido.  O que não é...

Web Stories do Google – Como Aumentar a Receita e o Tráfego do seu Site

Os Stories vêm ganhando bastante popularidade nos últimos anos. Esse conteúdo, que tem forte apelo visual e rápido consumo, ganhou espaço quando...