Início Digital marketing Importância do site responsivo para sua estratégia de marketing

Importância do site responsivo para sua estratégia de marketing

Atualmente o acesso à internet se dá por diferentes meios. Seja pelo computador, notebook, celular ou tablete, as pessoas buscam sempre se manter conectadas, efetuando seus acessos através desses dispositivos. Nesse quesito contar com um site responsivo faz toda diferença.

Afinal, o site responsivo consegue se adaptar de modo eficiente a qualquer um destes dispositivos. Ou seja, ele exibe o conteúdo ao usuário possibilitando sua interação com a página em qualquer aparelho. Isso sem comprometer a qualidade da navegação.

Acompanhe esse artigo e entenda mais sobre a importância do site responsivo para sua estratégia de marketing!

Qual a importância do site responsivo?

Antigamente, o acesso à internet se dava apenas pelo computador, mas hoje o cenário é outro. Atualmente as pessoas utilizam muito mais os celulares e tablets para navegar na internet.

Uma pesquisa feita pelo ComScore, em 2020, mostrou que 60% das pessoas usavam dispositivos portáteis para acessar conteúdos online. Além disso, quase 90% do tempo consumido na internet se dá através dos dispositivos móveis.

Sendo assim, para se adaptar a esse novo perfil de acesso e alcançar mais usuários, você precisa contar com um site responsivo.

Qual a relação do site responsivo e a experiência do usuário?

Ter um site responsivo não é importante apenas para atingir um maior público online. A responsividade também faz toda diferença em relação a experiência do usuário e, consequentemente, em seu posicionamento no Google.

O Google é um dos sites de buscas mais usados no mundo, e ele é extremamente comprometido com a experiência do usuário. Por isso, em suas métricas de ranqueamento analisa muito a responsividade do site.

Sendo assim, quanto maior a responsividade do seu site, melhor será a experiência do usuário em sua página. Como resultado, suas chances de ser bem visto pelo Google e garantir um bom ranqueamento são altas.

Benefícios

Contar com um site responsivo também oferece a sua estratégia de marketing outras vantagens, como:

Redução da taxa de rejeição

A taxa de rejeição diz respeito a quanto tempo o usuário permaneceu dentro do site. Quando ele acessa a página e fica pouco tempo, para o Google isso significa que ele não gostou do site. Dessa forma, é uma das métricas analisadas para ranquear o site.

Quando o usuário acessa uma página e a mesma não se adapta ao seu tipo de equipamento, ele não ficará esperando. Por isso, que ter um site responsivo, que seja adaptável a qualquer dispositivo é fundamental. Sobretudo porque ele otimiza a experiência do usuário, garantindo um maior tempo de permanência e menor taxa de rejeição.

Velocidade de carregamento do site

Para o Google, o carregamento de um site acaba sendo um dos fatores fundamentais para uma boa experiência de navegação. O ideal é que o carregamento completo ocorra em menos de 2 segundos.

Mas, se a estruturação do site não se adaptar ao dispositivo que o usuário estiver usando, haverá prejuízos nesse quesito. E sem dúvida isso afetará o ranqueamento do site no Google.

Com sites responsivos isso não acontece. Afinal, eles são projetados para que o carregamento da página ocorra de forma rápida em qualquer versão, sobretudo na mobile.

Site responsivo: como funcionam os anúncios?

Quando o assunto é site responsivo, muitas pessoas ficam na dúvida sobre como funciona em relação aos anúncios. Afinal, como eles ficam dispostos em sites desse tipo?

Nesse caso, não há com o que se preocupar. Afinal, os anúncios para monetização já são adaptados para visualização em desktop e na versão mobile. Pensando em garantir uma boa responsividade, são fornecidos alguns tipos de anúncios:

Display 300×250 pixels

É o mais usado, pois integra de forma adequada conteúdo e anúncio.

Especial Sticky

Não é intrusivo e traz inovação dentro dele, sem cobrir o conteúdo do site, posicionando os anúncios de forma automática no cabeçalho ou rodapé.

Intext

Usado em veículos como o The New York Times e G1. São ótimos para sites de notícias, ou que possuem textos longos. Sobretudo porque inserem de forma dinâmica os anúncios durante as rolagens. Nele é permitido um rateio entre a publicidade e o conteúdo, sem prejudicar o leitor.

Agora que você sabe da importância do site responsivo invista em técnicas que melhorem a adaptação do seu site em qualquer tipo de dispositivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Backlinks – Entenda sua importância para as estratégias de SEO

Você sabe o que é ou então já ouviu falar em Backlinks? Muitos não sabem, mas este é um...

Banners de anúncios para site- Descubra como você pode monetizar com eles!

Banners de anúncios para site todo mundo conhece ou então já ouviu falar. Há ainda que o conheça pelo nome de display...

Estrutura de texto – Como criar a sua usando o Método GPS

Quem gosta de escrever sabe que nem sempre é fácil expressar todas as ideias em um só conteúdo. As ideias acabam fluindo...

Como monetizar seu blog adotando estas 6 formas

Ganhar dinheiro na internet pode ser mais fácil do que você pensa. Especialmente se você é uma pessoa que gosta de compartilhar...

Benefícios da AdTech para publishers e anunciantes?

Atualmente a quantidade de sites e blogs online que geram conteúdos de qualidade diariamente é enorme. E todos eles representam de algum...