O Google Analytics é considerado atualmente uma das formas mais eficientes de monitorar o desempenho de um site. Afinal, além de compilar dados, essa poderosa ferramenta também apresenta várias métricas de desempenho do site.
Desse modo, sabendo usar corretamente essas informações, o Analitics se torna um verdadeiro coringa para donos de site que desejam crescer na web.
Mas e você, sabe o que é e para que serve o Google Analytics? Quais são as métricas que ele oferece? Ou então como usar essa ferramenta em suas estratégias?
Para esclarecer estas e outras dúvidas sobre essa ferramenta, preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Confira!
Google Analytics – Como funciona essa plataforma?
O Google Analytics é uma ferramenta que o Google disponibiliza aos publishers para monitorar a audiência do seu site.
Para que isso seja possível, o Analytics capta diferentes dados associados a visitas dos usuários ao site. Desde tempo de permanência na página, até as páginas que foram acessadas entre outras informações. Tudo em tempo real.
Dessa forma, o Publisher consegue perceber com mais facilidade quem se interessa por seu conteúdo. E também quais páginas do site apresentam um desempenho mais satisfatório.
Além disso, com essas informações, também é possível obter um melhor direcionamento para tomadas de decisão mais estratégias para o negócio.
Principais métricas do Google Analytics
Entre as principais métricas que o Google Analytics disponibiliza em seus relatórios, estão as seguintes:
Usuários e Sessões
A métrica usuários informa a quantidade de pessoas que visitaram o site em um dado período. Para isso, o Google usa como base os cookies de armazenamento de dados.
Além disso, outra métrica interessante que o Analytics oferece são as sessões. Esta métrica mostra basicamente as ações que o usuário teve ao navegar pelo site.
Por exemplo, quando um usuário navega por sua página e, de repente, outra aba chama a atenção dele. Então este usuário fica ausente por 40 minutos, voltando em seguida a navegar por seu conteúdo.
Usando o exemplo acima, o Analytics vai contabilizar 2 sessões para este usuário. Já que o parâmetro que ele usa é de até 30 minutos de inavidade para, então, gerar uma nova sessão.
Taxa de rejeição
Toda vez que um usuário acessa seu site e logo sai sem interagir com nenhuma página, então esta ação é compreendida pelo Google Analytics como uma rejeição ao seu site. Sendo assim, quanto mais usuários fizerem isto, maior será a taxa de rejeição da sua plataforma.
Por isso, monitorar essa métrica é fundamental para os publishers. Até mesmo para manter sua taxa de rejeição sempre baixa. Mas, como fazer isso?
Simples, existem medidas que pode adotar para diminuir a rejeição do seu site. Atualizar o conteúdo do site, publicar conteúdos de fácil entendimento e oferecer um design atrativo, são elas delas.
Duração das sessões
Ao se deparar com esta métrica, muitos publishers a confudem, achando que ela mostr ao tempo de cada usuário no site. Contudo pensar dessa forma é um erro. Isso porque, na verdade ela mostra o tempo médio de cada sessão e não do usuário.
Além das métricas, o Google Analytics fornece ainda vários relatórios que são gerados a partir das métricas.
Aprenda a usar dados do Google Analytics em suas estratégias
Como vimos, o Anaytics oferece uma infinidade de informações úteis sobre a performance do seu site. E para saber como usar essa ferramenta a favor do seu negócio, é preciso alinhar a aplicação do Google Analytics a sua estratégia.
Sendo assim, analise seu objetivo e, com base nisso, se faça a seguinte pergunta: quais são as informações mais importantes sobre o usuário e suas ações no site que precisa saber?
Desse modo, levando em conta os dados do Google Analytics, você terá condições de planejar e estrutura estratégias mais assertivas para o seu negócio!