Início Digital marketing Importância dos Backlinks para suas estratégias de SEO

Importância dos Backlinks para suas estratégias de SEO

Backlinks é uma estratégia muito aplicada quando se deseja ranquear bem uma página nos motores de busca. Mas, apesar desse processo já existir há algum tempo no marketing digital, são poucos aqueles que entendem a importância dos backlinks ou como eles funcionam.

Se você é um deles, então acompanhe esse artigo até o final. E fique por dentro de tudo sobre backlinks e qual sua importância para as estratégias de SEO do seu site. Confira!

O que são backlinks?

Em síntese, backlinks nada mais são do que o direcionamento que um site faz para outro por meio de links posicionados estrategicamente no conteúdo. Quando isso acontece, é como um se um site estivesse indicando sua página para os usuários dele. Isso, acaba tornando seu site mais relevante para motores de busca como o Google, por exemplo.

Como os backlinks funcionam?

No geral, os backlinks funcionam guiando o usuário de um site até o conteúdo de outra página na web. Seu objetivo é, basicamente gerar tráfego qualificado, elevando a popularidade do site e auxiliando no seu ranqueamento.

Isso é possível graças aos bots do Google que utilizam os backlinks para identificar e indexar sites para ranqueá-los.

Qual a importância dos backlinks no SEO do seu site?

Investir em backlinks é essencial por vários motivos. Para começar, um dos critérios que o Google considera para avaliar a autoridade de uma página na web é a quantidade de links que ele recebe de outros sites.

É como se ele percebesse cada link como um voto de confiança a favor daquela página. Sendo assim, quanto mais backlinks seu site tiver, maior será seu tráfego através do Google e, consequentemente, maior será sua autoridade online.

Além disso, a importância dos backlinks nas estratégias de Seo também se deve a outros fatores como:

  • Backlinks otimizam o posicionamento do seu site nos motores de busca
  • Essa estratégia eleva a credibilidade da sua marca
  • Os backlinks aumentam seu tráfego de referência organicamente
  • Ampliam a construção de relacionamentos

Além disso, essa estratégia oferece um melhor custo-benefício se comparado a outras como os links patrocinados, por exemplo. Afinal, com backlinks você não terá que fazer investimentos constantes para colocar sua marca em destaque na web.

Tipos de backlinks

Agora você já sabe a importância dos backlinks para suas estratégias de SEO. Mas será qualquer backlinks serve para a sua página?

A resposta é não. Quando o site que faz backlinks para seu site possui um conteúdo de baixa qualidade, isso não é bem visto pelos motores de busca.

Ou seja, além de não conseguir aproveitar todas as vantagens dessa estratégia, com backlinks ruins você ainda corre o risco de ser penalizado pelo Google.

Além disso, também é importante definir como deseja vincular seu site a outro através dessa estratégia. Para isso, existem 3 possibilidades:

1.      Backlinks Dofollow

Esta é considerada a forma de tagueamento padrão dos links. Por meio dela, você compartilha sua autoridade com a página que está indicando.

2.      Backlinks Nofollow

Ao inserir esta tag em algum link da sua página, ela exerce uma função contrária a tag anterior. Ou seja, ela significa que você não recomenda que o Google siga aquela página. Sobretudo porque não tem interesse em compartilhar sua autoridade com ela.

3.      Backlinks internos

Como o próprio nome diz, backlinks internos é quando você indica uma página dentro do próprio domínio do seu site.

Fazendo isto, você não impacta sua autoridade, mas direciona seus usuários para outras páginas do site. O que, por sua vez, reforça o conhecimento deles sobre aquilo que você faz ou oferece.

Como obter backlinks estratégicos para seu site

Que a importância dos backlinks no SEO do site existe isso é fato e pudemos evidenciar até aqui. Mas não pense que aplicar essa estratégia seja algo simples. Para inseri-la em seu planejamento estratégico é necessário levar em consideração alguns pontos como:

  • A autoridade do site que vai indicar o seu perante o Google
  • O nível de organização do seu conteúdo, assim como da navegabilidade do seu site
  • A relevância do seu conteúdo para os usuários que serão direcionados a partir do site que irá referencia-lo por backlinks

Avaliando cada um dos pontos acima, você estará mais próximo de conquistar mais autoridade e um bom ranqueamento através dos backlinks!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Backlinks – Entenda sua importância para as estratégias de SEO

Você sabe o que é ou então já ouviu falar em Backlinks? Muitos não sabem, mas este é um...

Banners de anúncios para site- Descubra como você pode monetizar com eles!

Banners de anúncios para site todo mundo conhece ou então já ouviu falar. Há ainda que o conheça pelo nome de display...

Estrutura de texto – Como criar a sua usando o Método GPS

Quem gosta de escrever sabe que nem sempre é fácil expressar todas as ideias em um só conteúdo. As ideias acabam fluindo...

Como monetizar seu blog adotando estas 6 formas

Ganhar dinheiro na internet pode ser mais fácil do que você pensa. Especialmente se você é uma pessoa que gosta de compartilhar...

Benefícios da AdTech para publishers e anunciantes?

Atualmente a quantidade de sites e blogs online que geram conteúdos de qualidade diariamente é enorme. E todos eles representam de algum...