Início Digital marketing O que é SERP? Veja como aparecer na primeira página do Google?

O que é SERP? Veja como aparecer na primeira página do Google?

Quando se trata de melhorar o desempenho de um site e focar em estratégias de SEO, muito se houve falar em SERP. Mas e você, sabe o que é SERP ou qual sua importância?

Basicamente, SERP corresponde a página de resultados dos motores de busca como o Google, por exemplo.

O Google é o buscador mais usado da internet, 90% das pessoas recorrem a ele para qualquer dúvida. Portanto, a SERP é responsável por exibir os resultados sobre a pesquisa que o usuário lançou.

Veja a seguir qual a importância de entender o que é SERP, como ele funciona e o que fazer para aparecer na SERP. Confira!

Qual a importância da SERP para um negócio?

A importância da SERP se dá basicamente pela captação de visitas para seu site. Independente de qual seja seu nicho, se você tem um site, você quer que ele seja conhecido pelas pessoas e que ele te dê algum tipo de retorno financeiro.

Mas, como o site vai te dar esse retorno se ele não for acessado? É por isso que um bom posicionamento na SERP contribui para seu crescimento. Além de saber o que é SERP, você deve compreender a que se refere o SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização de mecanismos de busca. São as estratégias usadas para que o resultado encontre o conteúdo que precisa.

Desse modo, quando você sabe o que é SERP e SEO, compreende que há formas de se posicionar de forma mais eficiente e ter mais resultados no Google.

Estrutura do SERP

De modo geral, o SERP possui uma estrutura composta por páginas orgânicas e links patrocinados. Nele, aparecem 10 links que são orgânicos e acima deles os links que são patrocinados. Os patrocinados ficam no topo da lista.

Esses links patrocinados, se referem a compras que as marcas fizeram para que o seu site apareça a partir do momento que o usuário lança algumas palavras-chaves.

Enquanto isso, os links orgânicos não são pagos, mas aparecem porque o Google entende que aquelas páginas atendem a demanda daquele conteúdo. Tudo isso, a partir da palavra-chave inserida pelos usuários.

Sendo assim, se você deseja aumentar seus resultados deve pensar em estratégias de SEO.

É importante estar na primeira página do Google?

Sim é muito importante. Quando o usuário lança palavras para serem buscadas, ele acaba selecionando os primeiros links que aparecem. Praticamente ninguém olha todos os resultados para depois escolher um.

Pesquisas apontam que 41% das pessoas brasileiras que fazem pesquisa no Google, clicam no primeiro link que surge nos resultados do buscador. Além disso, a Backlinko (2020), realizou uma pesquisa que evidenciou o comportamento das pessoas sobre a SERP e revelou que:

  • 50% das pessoas que usam o Google, clicam em um resultado da busca em menos de 9 segundos;
  • 14 segundos é o tempo médio para que essa pessoa clique em um link;
  • 9% das pessoas vão até o final da SERP;
  • 17% das pessoas retornam a SERP, depois de escolherem algum link;
  • 0,44% das pessoas vão até a segunda página da pesquisa.

Então, os 10 links que aparecem na primeira página, acabam recebendo todo o acesso que rende o tráfego daquela palavra-chave.

O que fazer para aparecer na SERP?

Saber apenas o que é SERP não é o suficiente para posicionar bem seu site na web. Você precisa compreender como aparecer na SERP. Tenha atenção, pois cada ano o Google seleciona melhor os conteúdos que são ofertados de forma orgânica.

A prioridade do Google é melhorar, sempre, a experiência do usuário. Isso reflete na forma em que você oferta seu conteúdo.

O conteúdo deve ser bem escrito e seguir as regras de SEO. Até mesmo a quantidade de imagens e anúncios interfere nessa seleção.

Principais recursos

Como citado acima, a prioridade do Google é a experiência do cliente, então a seleção da SERP leva em conta a qualificação da demanda. Quanto mais um texto responde às necessidades de um usuário, maior a chance dele ser bem ranqueado.

Os principais recursos que o Google usa, para solucionar a necessidade do usuário, são:

  • Anúncios de compras;
  • Imagens relacionadas ao tema;
  • Notícias relacionadas ao assunto, principalmente se for um tema recente;
  • Quando se trata de endereço, aparece os recursos do Maps e informações importantes sobre o local.

A melhor forma de ser bem ranqueado no Google é colocar a experiência do usuário como foco!

Agora que você entende o que é SERP e sua importância, fique atento para criar bons conteúdos e assim ser bem ranqueado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Estrutura de texto – Como criar a sua usando o Método GPS

Quem gosta de escrever sabe que nem sempre é fácil expressar todas as ideias em um só conteúdo. As ideias acabam fluindo...

Como monetizar seu blog adotando estas 6 formas

Ganhar dinheiro na internet pode ser mais fácil do que você pensa. Especialmente se você é uma pessoa que gosta de compartilhar...

Benefícios da AdTech para publishers e anunciantes?

Atualmente a quantidade de sites e blogs online que geram conteúdos de qualidade diariamente é enorme. E todos eles representam de algum...

13 ideias para títulos criativos que roubam a atenção na internet

O título ou headline  é uma parte fundamental de uma copy, ainda mais quando se refere ao universo digital. Ele é capaz...

Erros de copywriting – 5 erros que deve evitar para vender mais

Escrever na internet não é uma tarefa difícil e qualquer pessoa pode realizar. Porém, criar um texto que gere engajamento e vendas...