Início Dicas Ferramentas e etapas essenciais para a produção de conteúdo

Ferramentas e etapas essenciais para a produção de conteúdo

Se engana quem acha que produção de conteúdo significa apenas sentar e escrever um texto. A produção de um conteúdo envolve muito mais do que apenas a parte textual.

Existem algumas etapas que se deve seguir para garantir um conteúdo relevante e de qualidade para seus prospects. Você sabe quais etapas são essas?

Se não, acompanhe esse conteúdo até o final e fique por dentro de todas as etapas necessárias para produzir um conteúdo de qualidade. Além disso, conheça também algumas ferramentas que podem ajudar bastante nesse processo. Confira!

Etapas da produção de conteúdo

Independentemente do tipo de conteúdo que você está produzindo, existem algumas etapas importantes. E que devem ser seguidas, pois determinam a qualidade desta produção para seus leitores.  São elas:

Etapa 1 – planejamento

Antes de qualquer produção de conteúdo é necessário ter bem claro qual assunto irá trabalhar, assim como para quem vai direciona-lo. Definir a persona neste momento faz toda a diferença.

Além disso, este também é o momento de escolher as palavras chaves, então:

  • Compreenda o que busca sua audiência;
  • Precisa ser de interesse do público;
  • Tenha cautela ao escolher, para que fique alinhada entre conteúdo e público do segmento.

Etapa 2 – Produção do conteúdo

Depois que já definiu a persona e o assunto que vai abordar, comece a produção do material gráfico ou textual. Esta é a etapa onde você inicia a criação efetiva do material textual ou então gráfico.

Separe um tempo adequado para a elaboração do conteúdo. Em seguida, busque escrever de forma que seu público entenda bem o que quer dizer. A linguagem deve estar de acordo com o estilo da sua persona.

Etapa 3 – Faça uma revisão

Quando o conteúdo estiver finalizado, chega o momento de revisão. Certamente haverá pontos a serem corrigidos. Então é interessante revisar seu conteúdo para se certificar de que está entregando um material completo e compreensível.

Dicas que vão ajudar na revisão:

  • Peça para outra pessoa analisar seu texto também;
  • Caso não tenha a possibilidade de um olhar de outra pessoa, deixe para revisar em outro momento, diminuindo a chance do olhar estar viciado.

Agora você já conhece as etapas principais da produção de conteúdo. Então, chegou o momento de conhecer algumas ferramentas que facilitam na hora de criar um conteúdo. Veja a seguir quais são elas!

Ferramentas para a primeira etapa da produção de conteúdo

Como vimos, a primeira etapa da produção de conteúdo é o planejamento. Nesta etapa, você pode contar com algumas ferramentas úteis, como:

Answer the public

Uma plataforma que te ajuda a responder as perguntas do público. Você coloca o assunto do seu segmento e aparece o que as pessoas estão perguntando no Google, sobre isso.

Além disso, esta plataforma faz combinações entre termos relacionados e palavras chaves adequadas.

Google Trends

Serve para que você verifique as palavras chaves de uma busca. Aqui você consegue selecionar por país, período em que ocorre a pesquisa e interesses específicos.

Ao combinar o Google Trends e Answer The Public, o panorama sobre seu público amplia muito.

Ferramentas para segunda etapa da produção de conteúdo

Na segunda etapa, seguem abaixo algumas ferramentas para ajudar você na produção do conteúdo propriamente dito.

Google Docs

Se o conteúdo é um texto, então o Google Docs possui muitas funcionalidades para uma produção de texto adequada. Principalmente com o salvamento em rede. O que facilita a produção em grupo.

Canva

Se sua produção de conteúdo é mais personalizado ou então com predomínio de imagens, o Canva é uma ótima ferramenta. Sobretudo porque ele oferece funcionalidades fáceis de aplicar, deixando um aspecto profissional ao conteúdo.

Ele é muito mais fácil de usar que o Photoshop, e permite uma boa edição de imagem.

Dicionário de sinônimos

Quem produz texto precisa ter um dicionário de sinônimos, para evitar um texto cansativo e repetitivo. Principalmente se for um texto extenso. Ao repetir uma palavra muitas vezes, dá uma aparência ruim ao conteúdo.

Com este dicionário é possível usar uma palavra semelhante para termos repetidos, tornando o texto mais fácil de ler.

Ferramentas para a terceira etapa da produção de conteúdo

A 3ª etapa é a de revisão da produção de conteúdo, então algumas ferramentas que podem ajudar nessa etapa são:

Readability Calculator

Uma ferramenta de análise textual, que revela as estatísticas sobre as palavras usadas, assim como a forma que estão distribuídas no texto. Finaliza muito bem um texto.

Headline Analyzer

Esta é uma ferramenta voltada basicamente para o título dos textos. Ou seja, ela identifica se o título escolhido chama a atenção do leitor e se é interessante para ele.

Agora você já conhece as etapas e ferramentas adequadas para a produção de conteúdo. Então, siga as etapas acima, use as ferramentas adequads e deixe sua criatividade fluir para criação de bons conteúdos para seu público!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Backlinks – Entenda sua importância para as estratégias de SEO

Você sabe o que é ou então já ouviu falar em Backlinks? Muitos não sabem, mas este é um...

Banners de anúncios para site- Descubra como você pode monetizar com eles!

Banners de anúncios para site todo mundo conhece ou então já ouviu falar. Há ainda que o conheça pelo nome de display...

Estrutura de texto – Como criar a sua usando o Método GPS

Quem gosta de escrever sabe que nem sempre é fácil expressar todas as ideias em um só conteúdo. As ideias acabam fluindo...

Como monetizar seu blog adotando estas 6 formas

Ganhar dinheiro na internet pode ser mais fácil do que você pensa. Especialmente se você é uma pessoa que gosta de compartilhar...

Benefícios da AdTech para publishers e anunciantes?

Atualmente a quantidade de sites e blogs online que geram conteúdos de qualidade diariamente é enorme. E todos eles representam de algum...