Google Title Tag: veja o que mudou com a atualização do Google

0
611
Google Title Tag

Por muito tempo o Publisher inseria um título no site, enquanto o Google apresentava outro na SERP. E esta discordância acabou fazendo com o Google promovesse algumas alterações na title tag em páginas de SERP. De início as mudanças no Google Title Tag não passavam de especulações.

Mas desde agosto de 2021, o Google confirmou que haveriam mudanças no gerenciamento e exibição dos títulos na SERP. Quer saber quais são elas?

Então acompanhe esse artigo e veja mais detalhes sobre o que mudou com as novas atualizações do Google.

Google Title Tag – O que é?

Antes de conhecer as mudanças no Google Title Tag é importante entender primeiro o que esta expressão significa.

Basicamente, Google Title Tag corresponde a uma marca no código HTML, que busca descrever qual é o título do site de veiculação na internet.

Essa marca é realizada através do seguinte código: <title> Título da página </title>. Dessa maneira, o Google vai entender qual foi o título fornecido para aquela determinada página da internet.

Depois, o título passa a ser exibido em diferentes locais, como na aba do navegador, na SERP. E até nos posts em redes sociais ao serem compartilhados em alguma página.

O Google Title Tag tem importância no SEO?

Definir o Title Tag é importante por vários motivos. Para começar, é por meio dele que o Google reconhecer o título de uma página.

Além disso, é através do Google Title Tag que o usuário vai identificar o tipo de conteúdo presente na página.

Estabelecer um bom title tag também facilita na hora do ranqueamento de conteúdo. Ou seja, utilizar um title tag relevante faz toda a diferença em suas estratégias de SEO.

Mas, defini-lo nem sempre é fácil. Por isso, segue abaixo algumas dicas para conseguir elaborar um title tag de qualidade para sua página:

  • Crie um título que descreva de forma clara e objetivo o tipo de conteúdo que o usuário vai encontrar na página;
  • Não esqueça de utilizar a palavra-chave no título;
  • Evite utilizar títulos muito extensos.

Otimizando seu title tag você estará mostrando tanto para os motores de busca, quanto para os usuários que seu conteúdo é relevante. E isso sem dúvida ajudará sua página, trazendo mais tráfego e visibilidade.

Quais mudanças ocorreram no Google Title Tag após a atualização?

O Google vinha promovendo algumas mudanças relacionadas a exibição do title tag das páginas para os usuários.

A princípio, os títulos eram otimizados conforme a palavra-chave buscada. Mas, com a última atualização, os title tag precisam ser definidos conforme o conteúdo da página.

Desse modo, se o Google identificar que o título adicionado pelo Publisher não é o correto para o conteúdo, então ele fará a mudança necessária para adequá-lo às novas regras.

Como o Google irá inserir os novos títulos?

De modo geral, além da title tag no HTML, o Google também irá selecionar alguns trechos do tema para serem exibidas na SERP.

Além disso, o Google pode selecionar também heading tags, algum recorte visual e títulos de artigos para gerar os novos títulos.

Porque o Google optou por inutilizar alguns títulos HTML?

Os principais motivos para o buscador Google excluir alguns títulos do HTML, são:

  • As title tag muitas vezes não fazem a descrição adequada da página;
  • Keyword stuffing, com uso de muitas palavras chaves;
  • Title tag que não aparece no código HTML;
  • Title tag com extensão longa.

A ideia do Google é sempre melhorar a experiência do usuário, tanto que está sempre desenvolvendo mecanismos para isso. Desse modo, quando o título faz referência ao conteúdo é melhor para quem está lendo aquele texto.

Tag <title> não é mais importante?

Mesmo que o buscador Google troque o conteúdo, ficar atento ao tag title ainda é importante. Sobretudo porque ele ajuda a direcionar melhor o conteúdo, servindo também de parâmetro para o SEO. Sem falar que o buscador só substitui quando há necessidade. O que normalmente acontece só em 20% dos titulos de uma página.

A atualização do Google Title Tag nada mais é do que um mecanismo que esse motor de busca encontrou para estar melhorando cada vez mais a experiência do usuário. Afinal, com estas atualizações é possível diminuir title tags que não estão relacionados com o conteúdo que o leitor deseja receber.

Agora você entende porque é tão importante esta atualização do Google Title Tag? Então muita atenção na hora de elaborar os títulos da sua página. Siga as recomendações acima e otimize seu title tag de acordo com as atualizações vigentes neste motor de busca!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui