Início Dicas Mapa da empatia – Descubra como produzir copys de alta conversão

Mapa da empatia – Descubra como produzir copys de alta conversão

Você já ouviu falar em mapa da empatia? Talvez para você possa até ser uma novidade. Mas a verdade é que esta ferramenta vem ajudando muitos publishers a fazer textos que geram identificação com seu público.

Ou seja, por meio dela, é possível criar conteúdo de alta conversão. Sobretudo porque eles são produzidos de acordo com o que os clientes buscam.

Todo mundo sabe que o maior ativo de qualquer negócio são os clientes. Então, entender o que está acontecendo na mente das pessoas que são o alvo das campanhas de marketing, é o melhor caminho para obter o sucesso do negócio.

O mapa da empatia é útil justamente por isso. Esta ferramenta representa uma forma de desvendar as características do seu público-alvo. E usar os dados para produzir conteúdo que seja de consumo dessas pessoas.

Fique conosco e compreenda mais detalhes sobre essa estratégia. Boa leitura!

Por que o conceito de mapa da empatia é tão importante?

Basicamente ter um mapa da empatia é importante por várias razões. Mas, a principal delas é porque este recurso lhe permite ter uma noção melhor sobre a necessidade real do seu público.

Ou seja, é através desta ferramenta que você sabe exatamente o que seu público busca ao acessar seu site. E, a partir disso, consegue criar uma copy relevante e de alta conversão em seus anúncios.

O que é um mapa da empatia?

Como o próprio nome sugere, um mapa da empatia é uma ferramenta única para entender como seu cliente pensa. É muito utilizado por designers de produtos para revelar o que está por trás das necessidades e desejos dos consumidores alvos.

Através do mapa da empatia, empreendedores e publishers conseguem entender melhor o que as pessoas pensam. Com isso, gera-se uma empatia maior com o publico.

E esse movimento de se colocar no lugar do outro, faz com que o anúncio se torne mais humano e personalizado. É como se o cliente entendesse que aquele conteúdo foi criado pensando nele.

Quais as vantagens do mapa de empatia?

Há muitas vantagens ao montar o mapa da empatia, as principais são:

  • Entender melhor os clientes – com ele é possível compreender as diferentes perspectivas de cada pessoa, bem como elencar informações importantes;
  • Melhorar a comunicação em geral – quando você identifica bem o seu cliente, consegue escrever em uma linguagem que seja fácil dele entender;
  • Compreender as atitudes dos clientes – mediante a análise de diversas características dos clientes é possível identificar um padrão em suas ações.

Essa ferramenta serve para analisar o cliente em seus diversos aspectos, para que se consiga identificar as necessidades não atendidas. E perceber uma brecha de mercado a partir disso.

É por isso que o mapa da empatia é tão importante na hora de criar e lançar produtos. Porque podem identificar insights.

Como criar seu próprio mapa?

Para criar um mapa da empatia, primeiramente é importante que você conheça a fundo seu público. Para isso, é preciso identificar alguns pontos básicos, como:

  • O que os clientes buscam;
  • Quais os medos mais recorrentes do seu público;
  • O que provoca a perda de sono neles;
  • Quais as coisas mais importantes para eles;
  • Como são os relacionamentos dessas pessoas;
  • Que tipo de relacionamento desenvolvem com a marca;
  • Quais são os pensamentos e sentimentos deles.

Além disso, a criação do mapa da empatia também envolve a coleta de informações de fontes diversas. Por isso, analise pesquisas que já foram realizadas sobre seu público, bem como faça novas pesquisas.

Também colete informações de mídias sociais, observe comentários e reclamações de consumidores. Enfim, avalie qualquer fonte de interação entre consumidores e a empresa.

É importante que esse estudo esteja baseado em uma análise extensiva de clientes. Até mesmo para identificar diversos perfis e ser mais fácil de traçar esboços.  Caso sua empresa seja pequena, foque em trabalhar apenas uma persona.

Somente assim é possível criar um mapa da empatia que te auxilie a montar anúncios e ofertas, com conteúdo relevante. E que geram grande identificação com o público.

Gostou de conhecer mais detalhes sobre o mapa da empatia? Comece o quanto antes a identificar o perfil dos seus clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Estrutura de texto – Como criar a sua usando o Método GPS

Quem gosta de escrever sabe que nem sempre é fácil expressar todas as ideias em um só conteúdo. As ideias acabam fluindo...

Como monetizar seu blog adotando estas 6 formas

Ganhar dinheiro na internet pode ser mais fácil do que você pensa. Especialmente se você é uma pessoa que gosta de compartilhar...

Benefícios da AdTech para publishers e anunciantes?

Atualmente a quantidade de sites e blogs online que geram conteúdos de qualidade diariamente é enorme. E todos eles representam de algum...

13 ideias para títulos criativos que roubam a atenção na internet

O título ou headline  é uma parte fundamental de uma copy, ainda mais quando se refere ao universo digital. Ele é capaz...

Erros de copywriting – 5 erros que deve evitar para vender mais

Escrever na internet não é uma tarefa difícil e qualquer pessoa pode realizar. Porém, criar um texto que gere engajamento e vendas...