Início Dicas VPS Cloud ou Servidor Dedicado: Qual a Melhor Opção de Hospedagem?

VPS Cloud ou Servidor Dedicado: Qual a Melhor Opção de Hospedagem?

Ter um site hoje em dia é fundamental para qualquer empresa ou prestador de serviço. Afinal, uma página na web acaba passando mais confiança ao público e elevando a credibilidade, além de contribuir para o marketing. Mas, na hora de escolher qual hospedagem usar, muitos ficam na dúvida entre VPS, Cloud ou servidor dedicado.

O que é normal, já que com a crescente evolução da tecnologia, não é qualquer hospedagem que consegue entregar a rapidez e qualidade que os visitantes esperam.

Então, é necessário entender o que levar em consideração na hora de fazer essa escolha. E é exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo.

Acompanhe a leitura e fique por dentro de mais detalhes sobre as hospedagens VPS, CLOUD e o servidor dedicado. Assim, terá condições de analisar cada opção e ver qual hospedagem é melhor para seu site.

Sobre a hospedagem de sites

Se o seu objetivo é ter um site, então você precisa saber o que é uma hospedagem. Este, por sua vez, trata-se de um serviço responsável por processar e armazenar as tarefas executadas dentro de um site.

Ao falar de hospedagem também é importante comentarmos sobre o domínio, que é o endereço que o site possui. Ele redireciona o usuário diretamente para o IP de hospedagem.

Desse modo, poder contar com uma boa hospedagem é de suma importância. Afinal, é ela quem vai determinar a velocidade de carregamento e a taxa de resposta do seu site. Além disso, o domínio também é responsável pela segurança dos dados dos visitantes.

Tipos de hospedagem

Atualmente, há muitos tipos de hospedagem com diferentes valores de investimento. Veja abaixo a diferença entre VPS, CLOUD ou servidor dedicado.

VPS

VPS ou Servidor Virtual Privado é o tipo de hospedagem mais popular. Principalmente se considerarmos seu desempenho e custo acessível. Basicamente, este é um servidor dedicado que conta com hardwares poderosos. E que permitem hospedar um site de forma segura e individual.

Ele é virtualmente distribuído em máquinas separados, o que permite personalizar toda a infraestrutura existente. Isso sem haver a necessidade de dividir o serviço com outros sites ou então serviços.

Vantagens do VPS:

  • Melhor preço, comparado com os demais;
  • Boa segurança, pois impede que os arquivos sejam lidos por outros sites da máquina.

Cloud

A nuvem vem conquistando cada vez mais espaço e você deve estar acostumado a salvar seus arquivos no Google Drive ou Dropbox. A hospedagem Cloud possui a mesma ideia, onde não há apenas um servidor, mas sim vários em sincronia.

Neste modelo, a própria plataforma consegue trocar o computador que está exibindo a página, dependendo da distância que está do usuário. Isso melhora muito o desempenho do seu site.

Vantagens do Cloud:

  • Melhora a escalabilidade, porque diminui e aumenta de forma rápida a capacidade, podendo variar conforme a demanda do próprio cliente;
  • É configurável e personalizável, podendo ser escolhido o tipo de sistema operacional;
  • Possui independência, independente da demanda que os outros sites necessitam do servidor, o desempenho do seu site não é afetado.

Servidor dedicado

Dentro do grupo VPS, CLOUD ou servidor dedicado, o terceiro é o menos comum. Justamente, por ser a hospedagem em seu próprio servidor. O Servidor dedicado, precisa de uma máquina exclusiva que deve ficar ligada sempre e muito bem configurada.

Há possibilidade de fazer a locação de um servidor em empresa especializada. De qualquer forma, a principal diferença entre VPS, CLOUD ou servidor dedicado é que o servidor dedicado é um acesso físico, possuindo um desempenho mais lento.

Com esse tipo de servidor é comum acontecerem quedas e problemas que dificultem a execução dele. Além disso, possui um custo mais elevado e necessita experiência para configuração.

Vantagens do Servidor dedicado:

  • Nenhum recurso compartilhado;
  • Personalização e flexibilização.

Como escolher entre VPS, CLOUD ou servidor dedicado?

Não é uma receita de bolo, você vai precisar analisar seu contexto e verificar as vantagens e desvantagens de cada tipo de servidor.

Além de avaliar muito bem os custos de cada um, para que sua empresa consiga manter a hospedagem.

Portanto, agora que você conhece a diferença entre VPS, CLOUD ou servidor dedicado, analise as opções e selecione a hospedagem que melhor se adapta a necessidade do seu site!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Importância do site responsivo para sua estratégia de marketing

Atualmente o acesso à internet se dá por diferentes meios. Seja pelo computador, notebook, celular ou tablete, as pessoas buscam sempre se...

Google Search Console: Veja como usar e descubra as funcionalidades dessa ferramenta

Você já ouviu falar no Google Search Console? Se não, está perdendo uma ótima oportunidade de monitorar de perto o desempenho do...

Mudar Tema WordPress Prejudica o Ranking na SERP do Google?

Mudar o visual e dar uma nova aparência para o site é uma ação necessária. Até mesmo para tornar a página mais...

Otimizações de UX para Publishers – Saiba Mais!

Quem trabalha na web, certamente já ouviu falar em “experiência do usuário” ou UX como é mais conhecido.  O que não é...

Web Stories do Google – Como Aumentar a Receita e o Tráfego do seu Site

Os Stories vêm ganhando bastante popularidade nos últimos anos. Esse conteúdo, que tem forte apelo visual e rápido consumo, ganhou espaço quando...