Início Mídia Programática Formatos Padrão IAB: O Que São e Por Que Adotá-los?

Formatos Padrão IAB: O Que São e Por Que Adotá-los?

A evolução da internet é constante e os usuários estão sempre acompanhando suas mudanças. O mesmo acontece com os formatos, posicionamentos e funcionalidades dos anúncios. Sendo assim, para padronizar a internet e torna-la mais segura, além de otimizar a experiência do usuário ao navegar pela web, se instituiu os formatos padrão IAB.

Você sabe o que são os formatos padrão IAB ou qual a importância em adotar esses formatos? Não?! Então, continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto.

Formatos padrão IAB: O que é e sua importância?

O IAB (Interactive Advertising Bureau), ou Escritório de Publicidade Interativa em português, é uma entidade que foi fundada em 1996. Com sede em Nova York, esta organização é responsável por desenvolver os padrões da indústria. Além disso, ela promove pesquisas e dá suporte às empresas de publicidade.

Seu objetivo é educar as marcas e empresas sobre a importância de aplicar corretamente as estratégias de marketing digital. O IABs está espalhado pelo mundo, inclusive aqui no Brasil ele se faz presente.

No Brasil, foi criado em 1998 e até 2006 se chamava Associação de Mídia Interativa (AMI). A associação possui os seguintes objetivos:

  • Desenvolver o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre técnicos;
  • Divulgar as pesquisas que comprovem a importância da mídia;
  • Orientar o planejamento de mercado;
  • Promover a identificação de oportunidades de posicionamento.

Por que acompanhar os formatos padrão IAB?

Acompanhar os formatos padrão IAB é fundamental. Principalmente porque ele reúne os mais diversos publicitários que pesquisam, assim como buscam desenvolver boas estratégias para aplicar o marketing. Mas sem comprometer a experiência do cliente durante a navegação.

Quem deseja ter um bom desempenho dentro do seu site, deve usar mídias programáticas com formatos padrão IAB, pois são o melhor caminho.

Formatos padrão IAB

Os formatos padrão IAB são muito conhecidos e usados por grandes anunciantes, bem como agências de publicidade. Os Publischer precisam entender o tipo de publicidade que ele gera, assim como a garantia de mais ganhos que ele produz.

O IAB lança com periodicidade a atualização dos seus formatos, a última versão foi no ano de 2019. Veja abaixo os principais formatos:

Princípios LEAN

A última atualização dos formatos padrão IAB visaram a flexibilização do anúncio. Sobretudo porque as pessoas têm usado mais dispositivos móveis para acessar a internet. Ou seja, a navegação multitela se tornou uma realidade.

Em razão disso, os formatos padrão IAB agora consideram os princípios LEAN, que se baseiam nos seguintes pontos:

  • Respeitar o desejo do usuário de consumir um bom conteúdo;
  • O consumidor quer ter controle sobre a propaganda;
  • Quem escolhe o que consumir e por quanto tempo é o usuário.

Sendo assim, é importante que publishers mantenham o foco na experiência do usuário. A ideia é que se crie anúncios leves e que não sejam intrusivos, sem comprometer o tempo de carregamento do site.

Tamanhos de anúncios

Os formatos padrão IAB dentro do conteúdo também especificam os tamanhos ideias em relação aos anúncios estáticos e móveis.

Conteúdo do anúncio

Os formatos padrão IAB em relação aos conteúdos são os seguintes:

  • Rich Media, são recursos animados ou não, que melhoram a experiência de navegação. Mas, a indicação é que a iniciação venha do usuário.
  • Animação, são as imagens em movimento. O peso total dos arquivos não deve ser superior aos limites de carregamento. O ideal é que não passe de 15 segundos;
  • Expansão de anúncios, quando ele aumenta de tamanho deve ser somente ao sinal do usuário;
  • Anúncios intersticiais, são aqueles que aparecem antes, durante ou então após o conteúdo. Os  pop-up não são considerados intersticiais. Esses anúncios devem ter um botão para fechar que fique bem visível para o usuário;
  • Vídeo, são populares, mas seu tamanho pode prejudicar o carregamento da página. Então, a recomendação do IAB é que sejam vídeos de até 1.1 Mb. Além disso, eles não devem ser superiores a 15 segundos;
  • Áudio, a reprodução de forma automática pode irritar o usuário, por isso os anúncios devem ser configurados como padrão no mudo;
  • Botões de fechamento, esse tópico é muito importante, pois os formatos IAB deixam bem claro que o acesso aos anúncios deve partir do usuário. Dessa forma, o botão de fechar deve ficar bem aparente, caso ele não deseje ver o anúncio pode fechar.

Agora que você entende como funciona e quais são os formatos padrão IAB, use as informações acima a seu favor e procure adequar a eles o quanto antes. Seja para garantir mais segurança ou otimizar a experiência do usuário no seu site!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Importância do site responsivo para sua estratégia de marketing

Atualmente o acesso à internet se dá por diferentes meios. Seja pelo computador, notebook, celular ou tablete, as pessoas buscam sempre se...

Google Search Console: Veja como usar e descubra as funcionalidades dessa ferramenta

Você já ouviu falar no Google Search Console? Se não, está perdendo uma ótima oportunidade de monitorar de perto o desempenho do...

Mudar Tema WordPress Prejudica o Ranking na SERP do Google?

Mudar o visual e dar uma nova aparência para o site é uma ação necessária. Até mesmo para tornar a página mais...

Otimizações de UX para Publishers – Saiba Mais!

Quem trabalha na web, certamente já ouviu falar em “experiência do usuário” ou UX como é mais conhecido.  O que não é...

Web Stories do Google – Como Aumentar a Receita e o Tráfego do seu Site

Os Stories vêm ganhando bastante popularidade nos últimos anos. Esse conteúdo, que tem forte apelo visual e rápido consumo, ganhou espaço quando...