Início Mídia Programática Formatos Padrão IAB: O Que São e Por Que Adotá-los?

Formatos Padrão IAB: O Que São e Por Que Adotá-los?

A evolução da internet é constante e os usuários estão sempre acompanhando suas mudanças. O mesmo acontece com os formatos, posicionamentos e funcionalidades dos anúncios. Sendo assim, para padronizar a internet e torna-la mais segura, além de otimizar a experiência do usuário ao navegar pela web, se instituiu os formatos padrão IAB.

Você sabe o que são os formatos padrão IAB ou qual a importância em adotar esses formatos? Não?! Então, continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto.

Formatos padrão IAB: O que é e sua importância?

O IAB (Interactive Advertising Bureau), ou Escritório de Publicidade Interativa em português, é uma entidade que foi fundada em 1996. Com sede em Nova York, esta organização é responsável por desenvolver os padrões da indústria. Além disso, ela promove pesquisas e dá suporte às empresas de publicidade.

Seu objetivo é educar as marcas e empresas sobre a importância de aplicar corretamente as estratégias de marketing digital. O IABs está espalhado pelo mundo, inclusive aqui no Brasil ele se faz presente.

No Brasil, foi criado em 1998 e até 2006 se chamava Associação de Mídia Interativa (AMI). A associação possui os seguintes objetivos:

  • Desenvolver o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre técnicos;
  • Divulgar as pesquisas que comprovem a importância da mídia;
  • Orientar o planejamento de mercado;
  • Promover a identificação de oportunidades de posicionamento.

Por que acompanhar os formatos padrão IAB?

Acompanhar os formatos padrão IAB é fundamental. Principalmente porque ele reúne os mais diversos publicitários que pesquisam, assim como buscam desenvolver boas estratégias para aplicar o marketing. Mas sem comprometer a experiência do cliente durante a navegação.

Quem deseja ter um bom desempenho dentro do seu site, deve usar mídias programáticas com formatos padrão IAB, pois são o melhor caminho.

Formatos padrão IAB

Os formatos padrão IAB são muito conhecidos e usados por grandes anunciantes, bem como agências de publicidade. Os Publischer precisam entender o tipo de publicidade que ele gera, assim como a garantia de mais ganhos que ele produz.

O IAB lança com periodicidade a atualização dos seus formatos, a última versão foi no ano de 2019. Veja abaixo os principais formatos:

Princípios LEAN

A última atualização dos formatos padrão IAB visaram a flexibilização do anúncio. Sobretudo porque as pessoas têm usado mais dispositivos móveis para acessar a internet. Ou seja, a navegação multitela se tornou uma realidade.

Em razão disso, os formatos padrão IAB agora consideram os princípios LEAN, que se baseiam nos seguintes pontos:

  • Respeitar o desejo do usuário de consumir um bom conteúdo;
  • O consumidor quer ter controle sobre a propaganda;
  • Quem escolhe o que consumir e por quanto tempo é o usuário.

Sendo assim, é importante que publishers mantenham o foco na experiência do usuário. A ideia é que se crie anúncios leves e que não sejam intrusivos, sem comprometer o tempo de carregamento do site.

Tamanhos de anúncios

Os formatos padrão IAB dentro do conteúdo também especificam os tamanhos ideias em relação aos anúncios estáticos e móveis.

Conteúdo do anúncio

Os formatos padrão IAB em relação aos conteúdos são os seguintes:

  • Rich Media, são recursos animados ou não, que melhoram a experiência de navegação. Mas, a indicação é que a iniciação venha do usuário.
  • Animação, são as imagens em movimento. O peso total dos arquivos não deve ser superior aos limites de carregamento. O ideal é que não passe de 15 segundos;
  • Expansão de anúncios, quando ele aumenta de tamanho deve ser somente ao sinal do usuário;
  • Anúncios intersticiais, são aqueles que aparecem antes, durante ou então após o conteúdo. Os  pop-up não são considerados intersticiais. Esses anúncios devem ter um botão para fechar que fique bem visível para o usuário;
  • Vídeo, são populares, mas seu tamanho pode prejudicar o carregamento da página. Então, a recomendação do IAB é que sejam vídeos de até 1.1 Mb. Além disso, eles não devem ser superiores a 15 segundos;
  • Áudio, a reprodução de forma automática pode irritar o usuário, por isso os anúncios devem ser configurados como padrão no mudo;
  • Botões de fechamento, esse tópico é muito importante, pois os formatos IAB deixam bem claro que o acesso aos anúncios deve partir do usuário. Dessa forma, o botão de fechar deve ficar bem aparente, caso ele não deseje ver o anúncio pode fechar.

Agora que você entende como funciona e quais são os formatos padrão IAB, use as informações acima a seu favor e procure adequar a eles o quanto antes. Seja para garantir mais segurança ou otimizar a experiência do usuário no seu site!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Backlinks – Entenda sua importância para as estratégias de SEO

Você sabe o que é ou então já ouviu falar em Backlinks? Muitos não sabem, mas este é um...

Banners de anúncios para site- Descubra como você pode monetizar com eles!

Banners de anúncios para site todo mundo conhece ou então já ouviu falar. Há ainda que o conheça pelo nome de display...

Estrutura de texto – Como criar a sua usando o Método GPS

Quem gosta de escrever sabe que nem sempre é fácil expressar todas as ideias em um só conteúdo. As ideias acabam fluindo...

Como monetizar seu blog adotando estas 6 formas

Ganhar dinheiro na internet pode ser mais fácil do que você pensa. Especialmente se você é uma pessoa que gosta de compartilhar...

Benefícios da AdTech para publishers e anunciantes?

Atualmente a quantidade de sites e blogs online que geram conteúdos de qualidade diariamente é enorme. E todos eles representam de algum...