Início Dicas Estrutura de texto - Como criar a sua usando o Método GPS

Estrutura de texto – Como criar a sua usando o Método GPS

Quem gosta de escrever sabe que nem sempre é fácil expressar todas as ideias em um só conteúdo. As ideias acabam fluindo e, dependendo da situação, o que era para ser um texto simples e objetivo acaba se tornando algo sem sentido, deixando muitos leitores confusos. Para evitar que esse tipo de problema aconteça, o ideal é criar uma estrutura de texto.

Com a estrutura de texto bem definida é possível seguir um raciocínio que faça sentido para quem está lendo. Desse modo, você dá vida a um texto coeso, claro, objetivo e cativante para o leitor. Mas, como fazer isso na prática?

O Método GPS sem dúvida é uma forma eficiente de seguir do início ao fim do texto com ideias coesas. E o melhor, sem se perder no meio do caminho.

Acompanhe esse artigo até o final e descubra como criar uma estrutura de texto usando o método GPS.

Aprenda a criar uma estrutura de texto com o Método GPS

Seja qual for seu objetivo de escrita, o Método GPS servirá como um norteador para seguir o caminho adequado na estruturação do seu contéudo. Além disso, ele garante um trabalho mais rápido e eficiente na hora de escrever.

Conheça agora as etapas desse método tão importante:

Para uma boa estrutura de texto é preciso que defina um tema

Desenvolva a habilidade de pegar assuntos comuns e transformar em conteúdos de alto padrão e interessantes para o leitor.

O tema deve ser tratado na estrutura de texto como uma parte única e de extrema importância. Basicamente, ele deve possuir algo que o diferencie de todos os outros textos relacionados àquele conteúdo.

Vale destacar que não é necessário ser 100% original, pois é difícil escrever sobre algo que nunca ninguém tenha escrito antes.

Além disso, não é preciso ter ideias mirabolantes, o simples também funciona. Desde que você consiga ter clareza e objetividade. Sem falar que há muitas formas de tratar sobre um único assunto.

Desperte a curiosidade na introdução

O título tem o papel de chamar a atenção do leitor, para que escolha aquele texto em específico. Mas é na introdução, que ele decide se vai ler até o final ou não.

A introdução na estrutura de texto é a preparação do terreno, para que o leitor já se sinta cativado.

Algumas estratégias podem ser usadas para melhorar a introdução, como:

  • Utilizar perguntas retóricas;
  • Fazer afirmações que não são comuns.

É como se a introdução fosse um imã para ligar o leitor ao texto.

Use conteúdo que surpreenda em sua estrutura de texto

De nada adianta ter um título e introdução perfeita, se seu texto for tão comum que o leitor tenha a sensação de já ter lido mil vezes. Ainda que o assunto seja algo muito comentado, há diferentes maneiras de reescrever e tornar o conteúdo único.

Seu foco precisa ser dar o seu melhor do início ao fim do texto. Portanto, use analogias, metáforas e sinônimos para que consiga enriquecer.

Feche com chave de ouro concluindo bem o assunto

Esse é um dos grandes problemas da estrutura de texto. Geralmente as pessoas conseguem escrever os textos muito bem. Mas quando se trata de concluí-los, acabam tendo dificuldade e não executam essa etapa tão bem.

Muitos cometem erros nessa parte, gerando no leitor a sensação de que ficou faltando algo.

E realmente ficou! É necessário concluir de uma forma em que seu leitor fique satisfeito de ter compreendido exatamente o que o conteúdo queria passar.

Entretanto, além dos que pecam por faltar à conclusão, há aqueles que acabam concluindo mais de uma vez. Isso também é um problema! Porque gera uma confusão na mente do leitor. Então, tenha em mente que o texto deve seguir um único tema e gerar apenas uma ação.

No final você pode acrescentar uma CTA, que pode ser incentivando a:

  • Curtir – buscando que o público demonstre identificação com o conteúdo;
  • Salvar – nos casos em que o texto abordou dicas ou é um tutorial, assim o leitor pode consultar sempre que quiser;
  • Comentar – geralmente usado quando trata de assuntos polêmicos, visando gerar interação;
  • Marcar outra pessoa – essa é uma estratégia de divulgação, para quando o leitor pensa que o conteúdo serve para outras pessoas também;
  • Compartilhar – seu conteúdo é inédito e tem chance de viralizar? Use essa CTA para contribuir.

Após entender como funciona a estrutura de texto, coloque as dicas em prática e não peque mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Backlinks – Entenda sua importância para as estratégias de SEO

Você sabe o que é ou então já ouviu falar em Backlinks? Muitos não sabem, mas este é um...

Banners de anúncios para site- Descubra como você pode monetizar com eles!

Banners de anúncios para site todo mundo conhece ou então já ouviu falar. Há ainda que o conheça pelo nome de display...

Estrutura de texto – Como criar a sua usando o Método GPS

Quem gosta de escrever sabe que nem sempre é fácil expressar todas as ideias em um só conteúdo. As ideias acabam fluindo...

Como monetizar seu blog adotando estas 6 formas

Ganhar dinheiro na internet pode ser mais fácil do que você pensa. Especialmente se você é uma pessoa que gosta de compartilhar...

Benefícios da AdTech para publishers e anunciantes?

Atualmente a quantidade de sites e blogs online que geram conteúdos de qualidade diariamente é enorme. E todos eles representam de algum...