Início Digital marketing Backlinks - Entenda sua importância para as estratégias de SEO

Backlinks – Entenda sua importância para as estratégias de SEO

Você sabe o que é ou então já ouviu falar em Backlinks?

Muitos não sabem, mas este é um importante recurso aplicado nas estratégias de SEO. Isso porque ele serve para encaminhar os usuários para outro site.

Este é um processo muito importante para sites buscadores, como o Google. Sobretudo porque ele entende esse redirecionamento de usuários como uma recomendação, elevando assim a autoridade de uma página na web.

Então, para se posicionar bem na SERP do Google, utilizar o método do backlinks pode ser muito útil. Contudo, algumas pessoas desconhecem as formas de utilizar o backlinks.

Se você é um deles, continue sua leitura e compreenda mais detalhes sobre os backlinks e as formas de usar esse recurso de otimização com qualidade.

Backlinks: qual sua importância?

Os backlinks são os direcionamentos de um site para outro por meio de links. Por meio dessa prática, uma pagina, ao receber essas recomendações de outros sites na web, acaba se tornando relevante e conquistando mais credibilidade.

Para quem deseja se posicionar bem nas buscas do Google, isso não é só importante como fundamental. Seu site é visto como um lugar de referência e informações relevantes. A importância do backlinks está relacionada com a impressão que o Google tem da sua página.

Qual a importância de ser recomendado para o Google?

O mundo digital funciona exatamente como no mundo físico. Pense bem, quando uma pessoa executa bem seu trabalho e tem muitas recomendações, ela se torna uma referência naquela área.

Na internet é a mesma coisa. Quando uma página é citada por outras de renome na web, ela acaba ganhando credibilidade, autoridade. E, então, se torna uma referência em determinado assunto. Para simplificar, vamos fazer um exercício prático.

Digamos que seu site dá dicas de maquiagem. Então, um site que fala sobre o mundo da beleza recomenda seu site para seus leitores. Ele é bem conhecido e está nas primeiras posições nas pesquisas do Google. O que você imagina que o Google entende?

Isso mesmo! Que seu conteúdo é bom e interessante para os usuários. Além de você ser considerado uma autoridade sobre o assunto pelo Google.

Desse modo, seu tráfego dentro do seu site aumenta muito devido ter sido referenciado por outro site através dos backlinks.

Mas todo backlink é bom?

Na verdade, não! No exemplo acima mostramos o que se espera dos backlinks, que oferece muitas vantagens para quem está sendo citado.

Entretanto, quando um site que possui qualidade ruim cita o seu site, o Google entende completamente diferente. Inclusive, pode gerar penalidades.

Tipos de backlinks

Entenda aqui os tipos de backlinks e como eles funcionam:

  • Backlinks Dofollow – é o padrão. Significa que você está sendo compartilhado e indicado por uma página, devido sua autoridade no assunto;
  • Backlinks Nofollow – com o uso da tag “nofollow” no link da página, quer dizer o contrário, que você não compartilha da autoridade daquela página e inclusive não indica. Mas apesar disso, seus usuários veem o link dentro do seu site;
  • Backlink interno – é o referenciamento de conteúdos dentro do mesmo domínio. Isso não altera a autoridade da página. Contudo, garante que o usuário conheça outras páginas do seu site.

Aquisição de backlinks: Principais cuidados

Devido às vantagens de utilizar este recurso, muitos publisher acabam utilizando o método da forma não natural. Ou seja, muitos acabam fazendo trocas de indicações para ganhar espaço e fazer com sites mais relevantes citem sua página. Contudo, esta é uma estratégia problemática.

Isso porque, o backlinks natural é quando realmente o site considerou que você possui autoridade sobre um assunto e decidiu por livre e espontânea vontade te recomendar. Já esse backlinks não natural, é a mera troca de links. Isso pode prejudicar seu posicionamento no Google. 

Então, é preciso tomar alguns cuidados para aproveitar melhor esses backlinks não naturais:

  • Selecione sites com boa autoridade perante o Google;
  • Verifique se os conteúdos possuem combinação em relação ao assunto;
  • Conteúdos necessitam estar de forma organizada.

Portanto, agora que já entende mais sobre como funciona backlinks, use essa estratégia do jeito certo e melhore seu posicionamento online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Must Read

Backlinks – Entenda sua importância para as estratégias de SEO

Você sabe o que é ou então já ouviu falar em Backlinks? Muitos não sabem, mas este é um...

Banners de anúncios para site- Descubra como você pode monetizar com eles!

Banners de anúncios para site todo mundo conhece ou então já ouviu falar. Há ainda que o conheça pelo nome de display...

Estrutura de texto – Como criar a sua usando o Método GPS

Quem gosta de escrever sabe que nem sempre é fácil expressar todas as ideias em um só conteúdo. As ideias acabam fluindo...

Como monetizar seu blog adotando estas 6 formas

Ganhar dinheiro na internet pode ser mais fácil do que você pensa. Especialmente se você é uma pessoa que gosta de compartilhar...

Benefícios da AdTech para publishers e anunciantes?

Atualmente a quantidade de sites e blogs online que geram conteúdos de qualidade diariamente é enorme. E todos eles representam de algum...